A plataforma de vídeos do Google vem testando uma nova funcionalidade no aplicativo do YouTube para celulares. Trata-se do YouTube Go, uma forma de salvar vídeos offline para assistir em qualquer lugar, quando quiser, mesmo sem conexão com a internet; parecido com o que outros serviços de Streaming já disponibilizam em suas plataformas, como o Netflix – que permite salvar filmes e séries no modo offline – e o Spotify – para salvar músicas.

youtube go
App do YouTube Go permite salvar vídeos para assistir offline.

YouTube Go é um aplicativo separado do YouTube que salva vídeos quando o usuário está conectado à rede, permitindo que esses conteúdos sejam acessados mais tarde, além de possibilitar que o vídeo baixado seja compartilhado com outros usuários do Go, mesmo sem conexão alguma com a internet, se utilizando de conectividades de curta distância, como Bluetooth e NFC. No app, há um limite de 48 horas para assistir a um vídeo previamente salvo antes que ele seja deletado do aparelho. Antes de salvar, o aplicativo informa ainda quanto será usado de armazenamento no celular do usuário, sendo possível realizar o download de vídeos em três formatos de resolução: baixa (144p), média (480p) e alta (720p ou HD). “Estamos testando o YouTube Go no Brasil com uma amostra limitada, mas ainda não temos previsão de lançamento”, disse o porta-voz da Google ao Tecnoblog.

Botão “salvar” também aparece abaixo de vídeos no app padrão do YouTube para alguns usuários

Resta saber se no futuro esse recurso vai permitir fazer download de vídeos em 1080p ou Full HD, o que não é possível no momento. Além do aplicativo separado, o próprio app padrão também recebeu um novo botão abaixo dos vídeos chamado “salvar”, que tem a mesma função, isso desde a versão 12.45.56 do app no Android – build que foi liberada recentemente. Vale ressaltar, porém, que a função “salvar” só é ativada para alguns usuários selecionados, visto que se encontra em fase beta de testes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Não se sabe o critério de escolha que determina quais usuários podem usar a função dentro do YouTube padrão por agora, mas parece ser aleatório. Outra coisa interessante é que qualquer publicidade vinculada ao vídeo no momento em que o usuário o acessa é baixada junto ao arquivo que será disponibilizado offline, mas sem a opção de pular após 5 segundos.

App do YouTube Go possui abas “Início” e “Salvos”, além de permitir compartilhar um vídeo já salvo com outro usuário.

A novidade vem sendo implantada na Índia há algum tempo, visto que em países em desenvolvimento como este a conectividade com a internet e a estrutura da rede são precárias, tornando uma função como essa bastante atraente para esse público em específico. Já no Brasil, um país emergente em maior desenvolvimento que o país asiático, segundo o porta-voz da Google no Brasil, seria de interesse da empresa liberar apenas a função de “salvar” no dispositivo pelo próprio aplicativo padrão do YouTube, ao invés de disponibilizar uma versão de aplicativo à parte, como está sendo feito na Índia com o YouTube Go.

 

Fonte: Tecnoblog