Fonte: Nossa Toca - Não Temos Tempo
Fonte: Nossa Toca - Não Temos Tempo
Notícia YouTube

YouTube começa a pagar direitos autorais para compositores no Brasil

Todos nós sabemos a importância da música na sociedade. Uma produção musical envolve muito trabalho e os criadores precisam ser recompensados. Por esse motivo existem os direitos autorais, que são usados com o objetivo de proteger a distribuição e utilização de um determinado conteúdo.

A Google anunciou, nessa semana, que o YouTube começou a assinar acordos de licenciamento com editoras musicais e agregadores, resultando no pagamento para compositores brasileiros e estrangeiros pela reprodução de suas obras no YouTube. Os pagamentos também são feitos de forma retroativa, em respeito às leis brasileiras.

“O primeiro pagamento sobre os direitos que representamos foi feito recentemente”, afirmou Luciana Pegorer, diretora executiva da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI).

“Nossos associados estão começando a receber valores pelo uso de seus conteúdos, retroativos inclusive, tenho certeza de que todos os titulares de direitos autorais terão seus direitos assegurados”, completou luciana.

Maroon 5 - Sugar (Fonte: VEVO)
Maroon 5 – Sugar (Fonte: VEVO)

Isso é possível graças à tecnologia do sistema Content ID, que permite ao proprietário dos direitos autorais identificar e gerenciar todo o seu conteúdo presente no YouTube.

“O Content ID já é responsável por 50% dos pagamentos direcionados à indústria da música globalmente.”

O YouTube já efetuou o pagamento de US$3 bilhões à indústria da música no mundo inteiro, e esse número está crescendo a cada ano.

“Sabemos da dificuldade que os compositores têm tido em recolher seus direitos. Empresas como o YouTube querem muito pagar os autores e ficamos felizes de poder contribuir com essa solução”, afirmou Emmanuel Zunz, CEO (diretor executivo) da ONErpm.

Caso você queira receber pagamentos de direitos autorais referentes ao uso de suas obras no YouTube é necessário entrar em contato com um desses agregadores:

ABMI

eMotion

Nikita

ONErpm

Playax

Tratore

 

Fonte: Google Brasil

CURTA NOSSA PÁGINA!

ASSINE #FIXYOUTUBEBUGS!

PUBLICIDADE

SIGA A GENTE!

E-Consulters Web
Inline
Inline
Click to listen highlighted text!