O YouTube anunciou, nesta terça-feira (29), o novo visual da plataforma e novidades para o aplicativo. As mudanças já haviam começado há alguns meses e foram implementadas por partes, mas só hoje que a Google divulgou as alterações de modo oficial.

Novo logo do YouTube anunciado hoje.

O destaque foi a mudança na logomarca do YouTube, que agora tem a tipografia do site ao lado do botão play vermelho. Embora não apresente muitas diferenças em relação aos desenhos antigos, a alteração é notável.

Além do novo visual, o YouTube também anunciou novidades para o aplicativo de dispositivos móveis. Agora, por exemplo, será possível assistir a um vídeo de acordo com sua resolução, ou seja, se o conteúdo foi gravado na orientação vertical, ele será exibido sem as bordas pretas de modo a preencher quase toda a tela do celular.

Arraste para alternar entre os vídeos

Apesar de estar em fase de testes, o novo recurso permite que o usuário alterne entre um vídeo anterior ou posterior somente deslizando o dedo para a direita ou para a esquerda.

Player adaptável

Como já mencionado acima, o novo player irá se adaptar ao formato do vídeo. Se o conteúdo foi gravado na vertical, será exibido na vertical. Se foi gravado na horizontal, será exibido nessa orientação, sendo apenas necessário mudar a posição do smartphone.

Mais lento ou mais rápido; você que escolhe

O YouTube também implementou o recurso de alteração da velocidade. Essa ferramenta já existia antes, mas somente em alguns vídeos. A partir de hoje, o usuário da plataforma poderá escolher a velocidade de reprodução do vídeo.

Conteúdo relacionado mais acessível

Outra novidade diz respeito ao conteúdo relacionado, que será mostrado na parte inferior do vídeo que a pessoa estiver assistindo.

Novo visual

Assim como na versão para desktop, o novo visual para smartphones não mudou muito na última atualização, visto que essas alterações foram implementadas aos poucos. Na parte superior, que antes era exibida na cor vermelha, agora possui a cor branca e o novo logo do YouTube. De acordo com a Google, essa mudança implicará mais destaque aos vídeos.

Evolução da interface do YouTube desde quando a plataforma foi lançada.

Todas as alterações no visual e nos recursos deverão ser concluídas até o final deste ano.

 

Fonte: TecMundo e YouTube