Dica

Super dica! Aprenda a filmar como um profissional usando um smartphone

Às vezes pode parecer que para ter um vídeo com muita qualidade é preciso investir muito dinheiro em equipamento de topo, mas o que é certo é que cada vez os smartphones são mais sofisticados e podemos usar eles para criar vídeos em alta qualidade. A maioria do público nem vai perceber que usamos um dispositivo móvel para os capturar.

LG G3 em um tripé!
LG G3 em um tripé!

Utilize as definições manuais!

De vez em quando a câmera do smartphone faz o que não queremos, apesar das definições automáticas serem boas para fotografia, já para filmar podem arruinar o projeto. Ao usar os comandos manuais poderá ter o controle total da sua cena.

Algumas dicas
Desative o modo automático e teste as definições manuais, como o foco, equilíbrio de brancos e outras opções. Venha testando até achar as definições que se adequam à cena que quer gravar.
Desative a exposição e foco automático para evitar que a câmera altere a nitidez e o brilho durante a focagem.
Grave sempre com o celular na horizontal para que a filmagem fique na resolução 16/9. Evite ao máximo barras pretas no seu vídeo, pois isso mostra amadorismo.

Luz, muita luz, mas não em demasia!

Samsung Galaxy S6 Edge, filmando durante a noite.
Samsung Galaxy S6 Edge, filmando durante a noite.

Os smartphones gostam de luz, e uma boa iluminação vai fazer toda a diferença no momento da gravação já que as câmeras são mais limitadas. Uma iluminação não muito exagerada e equilibrada ajuda o sensor da câmera a conservar muito mais detalhes, principalmente nas partes escuras e claras da imagem.

Algumas dicas para quando filmar com um smartphone:
Filmar em dias nublados vai resultar em uma imagem muito detalhada e bonita. Já em dias com muito sol, grave na sombra para evitar a entrada de demasiada luz no sensor. 
Quando filmar em casa, coloque a câmera junto à uma janela para permitir a entrada de luz natural.
O tamanho de um smartphone é ótimo para gravar conteúdo que não poderia ser gravado com uma DSLR devido ao seu grande tamanho. Explore a sua criatividade e crie filmagens únicas! 

A imagem não é tudo. O áudio também deve ser bom!

Para além de ser importante ter uma boa imagem, uma boa qualidade de áudio vai ajudar muito a editar o vídeo e a manter o público. A maioria dos celulares conta com um ótimo microfone, mas tem que saber usar.

SmarMicroExterno

Alguma dicas sobre áudio:
Pense muito bem onde irá filmar, pois em locais com muito vento podem deixar o áudio com muito ruído, impactando negativamente o resultado final.
Os smartphones atuais permitem acoplar um microfone externo. Considere usar um para filmar em um ambiente com mais ruído.

A aplicação nativa do smartphone Android é simples demais? Use o Cameringo!

Imagem por: © ANDROIDPIT
Imagem por: © ANDROIDPIT

O Cameringo é um aplicativo bastante completo com uma ótima interface e usabilidade. Conta com muitos recursos avançados como o ISO manual, exposição manual, modo noturno e muito mais. O app também conta com um gravador de GIFs animados e com recursos especiais para selfies.

Espero que tenha gostado das nossas dicas para filmar usando um smartphone. Sabe de mais alguma dica? Se sim, deixe na seção dos comentários logo aqui embaixo. Para mais novidades acerca de todo o universo youtuber, não se esqueça de acompanhar o nosso site e nos seguir no Twitter e no Facebook.

CURTA NOSSA PÁGINA!

ASSINE #FIXYOUTUBEBUGS!

PUBLICIDADE

SIGA A GENTE!

E-Consulters Web
Inline
Inline
Click to listen highlighted text!