Artigo de opinião

O lado sombrio do YouTube brasileiro

O YouTube parece estar em sua fase mais sólida no Brasil. São muitos canais que fazem sucesso, pessoas que vivem de produzir vídeos e que são reconhecidas por todo lugar. Entretanto, existe um lado sombrio nisso tudo. A mídia e a própria Google tenta sempre mostrar o lado bom do site, mas o que o público não vê são todos os perrengues que milhares de criadores pequenos passam.

Vários youtubers. (Fonte: Kameleon)
Vários youtubers. (Fonte: Kameleon)

Existem diversos produtores de conteúdo com vídeos incríveis, com uma produção gigantesca e qualidade de primeira. Contudo, todos esses youtubers não são reconhecidos nem pelo YouTube e, em decorrência disso, nem pelo público. Ao invés da Google ajudar canais com excelente conteúdo, ela prefere ajudar outros que já estão lá no topo, que por sinal, são mais inferiores que os pequenos. Quantas vezes você viu algum canal pequeno na página inicial do YouTube? Sim, pouquíssimas! Eles não querem saber de nos ajudar e sim de apenas lucrar mais com os gigantes. Atualmente, vários desses criadores de sucesso têm vídeos chulos, até possuem uma boa produção, mas o conteúdo é péssimo. Possuem coisas inúteis que só servem para entreter de forma vazia a audiência.

Pedro Afonso, dono do canal RezendeEvil. (Foto: Marlos Bakker)
Pedro Afonso, dono do canal RezendeEvil. (Foto: Marlos Bakker)

Eu, que produzo vídeos para o YouTube há 7 anos, fico extremamente irritado e chateado com tantos canais fazendo sucesso com vídeos ridículos, como por exemplo o nosso querido Davy Jones. Como alguém pode fazer 7 vídeos bons em um dia? Exato, é impossível! Nada contra a pessoa, nunca conversei com ele pessoalmente e o Davy tem tudo pra ser um cara legal, mas a partir do momento em que ele faz vários vídeos por dia, esses perdem a qualidade. O canal dele faz sucesso por um grande problema no YouTube, que é o fato de quanto mais vídeos você faz, mais será divulgado. Dessa maneira, muitos youtubers que demoram dias e semanas para fazer um conteúdo bem produzido não crescem, pois no máximo eles lançarão 1 vídeo por semana. Claro que não é só o Sr. Jones. Vou listar aqui alguns canais com conteúdo um tanto quanto imbecil e inútil (Repito, nada contra essas pessoas, estou apenas criticando o conteúdo delas): rezendeevil, VihTube, Isaac do Vine, Bel Para Meninas, Japa TV, Luis Mariz, Parafernalha, Treta News, Nando Moura, Contente, 5inco Minutos, Eu Fico Loko, Authentic Games, Febatista, TazerCraft, Maju Trindade e muitos outros. Também existem youtubers famosos com vídeos sensacionais, como Damianizando, Jovem Nerd, Cadê a Chave, Porta dos Fundos, Canal Inutilismo, Omelete, Canal Canalha, Pipocando, Você Sabia? e outros. Porém, esses últimos são a minoria.

Guilherme Damiani, dono do canal Damianizando. (Fonte: YouTube)
Guilherme Damiani, dono do canal Damianizando. (Fonte: YouTube)

No YouTube gringo, a maior parte dos produtores de sucesso tem vídeos ótimos, com uma produção muito bem feita e conteúdo minimamente bom. Já no YouTube brasileiro, a maior parte dos criadores de sucesso tem vídeos medianos, com uma produção bem feita – muitas vezes nem tanto – e péssimo conteúdo. Lá, canais que fazem 50 mil views por dia já conseguem lucrar o bastante para viver da plataforma. Aqui, youtubers que geram essa mesma quantidade de visualizações não pagam nem as contas de luz e internet.

Entretanto, esses não são os únicos problemas da plataforma. Estou falando do excesso de bugs que atrapalha todos os youtubers, mas prejudicam predominantemente os pequenos. Vou dar um exemplo: Eu tenho um canal no YouTube com pouco mais de mil inscritos. Publiquei um vídeo recentemente e algumas horas depois ele tinha cerca de 280 visualizações e 60 “gosteis”. Passado mais um tempo, o mesmo tinha 45 acessos e quase 70 likes. Sim, a plataforma da Google só sabe atrapalhar o nosso crescimento. O site está, literalmente, roubando visualizações de vários criadores de conteúdo. Este meu vídeo, de acordo com a ferramenta “Tempo Real” do próprio YouTube, possui mais de 500 views, enquanto no canal diz ter 80. Isso também ocorreu no canal do Universo YouTuber, em que perdemos cerca de 100 acessos. Esse tipo de situação prejudica muito os pequenos criadores, pois ficamos muito desanimados para continuar a produzir.

Outro caso de desacato do YouTube foi com o Rewind Brasil produzido pelo Ricardo Santiago (Rik). O Rik produziu um vídeo de Rewind no fim do ano de 2015, contando apenas com criadores brasileiros. A plataforma no mesmo ano criou uma playlist com todas as retrospectivas produzidas pelos youtubers brasileiros, mas o vídeo de Ricardo não foi colocado na lista. É triste ver algo tão trabalhoso ser ignorado pela Google.

Até quando o YouTube Brasil vai ignorar e prejudicar os pequenos youtubers? Até quando nós vamos batalhar para trazer um conteúdo decente e não receber nada em troca? Eu espero que este artigo ajude a mudarmos o cenário atual da plataforma.

Este é o vídeo em que minhas views foram “roubadas”. O YouTube até agora não atualizou a miniatura do mesmo.

 

O que você acha do nosso YouTube atualmente? Comente!

 

Luís Gongra

15 anos, youtuber, futuro cineasta, tenho um chapéu massa, meu gato cheira cocaína e é bolacha.

  • Thiago Silva

    Sugiro nesse video do Rik incluir o intitulado “Eu Confesso” que ele dá todos os detalhes que rola na sacanagem do Youtube Robin Hood às avessas.

  • Renato Gusmão

    Nando Moura?? Você tem certeza que citou Nando Moura como conteúdo inútil? O cara é o único que fala na cara as verdades que todos esses merdas conhecidos como formadores de opinião (a verdadeira nata pensante do youtube) como Cauê Moura, Felipe Neto e PC Siqueira tanto bostejam. Porque você não citou Pirulla? Porque não citou Maestro Bogs? Porque não citou Ideias Radicais? Ou então os próprios PC Siqueira, Felipe Neto e o Cauê que com o passar do tempo se perderam no conteúdo, jjá que você entende que quantidade (em número de inscritos) não é o mesmo que qualidade como você mesmo postou nesse artigo lamentavel. Namoral cara, com todo respeito, vai tomar no olho do seu cú. Concordo que o YouTube não dá a mínima atenção para canais pequenos como o do Rik por exemplo que merecia ter milhões de inscritos e muito mais até do que o Rezende por exemplo. Mas o Nando Moura não entra nesse quesito, ao invés de você se juntar a ele pra combater essa merda toda que existe dentro do YouTube. Você me vem e ataca ele? Credibilidade ZERO desse artigo.

  • Renato Gusmão

    Nando Moura?? Você tem certeza que citou Nando Moura como conteúdo inútil? O cara é o único que fala na cara as verdades que todos esses merdas conhecidos como formadores de opinião (a verdadeira nata pensante do youtube) como Cauê Moura, Felipe Neto e PC Siqueira tanto bostejam. Porque você não citou Pirulla? Porque não citou Maestro Bogs? Porque não citou Ideias Radicais? Ou então os próprios PC Siqueira, Felipe Neto e o Cauê que com o passar do tempo se perderam no conteúdo, já que você entende que quantidade (em número de inscritos) não é o mesmo que qualidade como você mesmo postou nesse artigo lamentavel. Namoral cara, com todo respeito, vai tomar no olho do seu cú. Concordo que o YouTube não dá a mínima atenção para canais pequenos como o do Rik por exemplo que merecia ter milhões de inscritos e muito mais até do que o Rezende por exemplo. Mas o Nando Moura não entra nesse quesito, ao invés de você se juntar a ele pra combater essa merda toda que existe dentro do YouTube. Você me vem e ataca ele? Respeito sua opinião e concordo em partes, mas é absolutamente inadimissível que você ataque o Nando sem atacar pessoas com PC, Felipe Neto etc e cia limitada (que também são youtubers que já passaram da validade e merecem dar espaço aos menores).

    • TheMGamer

      Porque claro, Pirulla tem um conteúdo inútil mas Nando Moura é um verdadeiro exemplo de canal, né?

      • Renato Gusmão

        Se o conteúdo do Nando Moura é tão inútil assim, porque você entra em absolutamente todos os vídeos dele? Visitante assíduo do canal dele só pra dar dislike. Pirulla na verdade é o grande sábio do youtube, o pensador nato, curvemo-nos diante da majestade do grande biólogo ateu que disse que se eu disser que ele vai pro inferno isso é uma ameaça.

        • TheMGamer

          “Se o conteúdo do Nando Moura é tão inútil assim, porque você entra em absolutamente todos os vídeos dele? Visitante assíduo do canal dele só pra dar dislike.” ?Quem foi que disse que eu fico por aí vendo os vídeos dele e negativando? Tenho mais o que fazer

    • Lucas dos Santos

      “Por que você não citou Maestro Bogs?” Porque as únicas pessoas que se importam com o Bogs são as nadetes. Se tu quiser realmente conhecer o Nando Moura, sugiro procurar o caso Ciclista Cético e o caso Morgatório do Pássaro, aí você vai ver que o Nandinho é de verdade.

    • Pix

      PIRULA MACONHEIRO E COMUNISTA ENRUSTIDO… TÁ CHORANDO A MORTE DA DILMA ATÉ AGORA…. nando moura é idiota mas é honesto e não vive dos meus impostos igual ao PIRULA… CAUE MOURA E PC SIQUEIRA…. esses petistas são iguais ao partido PSOL que jura não ser apoiador da Dilma, mas dá o sangue pra canonizar ela E DEFENDER O PT ATÉ A MORTE, mas apoiar?? capaz né, capaz…. A DILMA CAIU, LULA VAI PRESO E O PETISMO DESTRUÍDO

  • Cara, você só errou no Canal Canalha, um cara que faz vídeo bebendo, enchendo a cara, porra o cara tem várias pessoas que são menores de idade, isso acaba influenciando eles, mas no mais concordo com o resto do artigo.

  • Pedro Pinheiro

    Gostei do seu texto, vi que tavam falando muito no twitter e é uma verdade, infelizmente. Mas é assim mesmo, infelizmente nem assim o google lucra com o youtube, e se fosse pra dar destaque pros pequenos assim sem duvidas seria necessario uma grande equipe de funcionarios e mesmo assim acabaria saindo injusto para muitos… Infelizmente é o jeito mesmo, fazer um algoritmo que faça tudo automaticamente. Só achei que vc foi parcial até demais em definir o que é “inútil” e o que é “bom”, vc n pode ditar com base nos seus gostos. O canal “Você Sabia?” praticamente só faz vídeos sobre pseudociência e outros assuntos irrelevantes que, na minha definição de inútil, se encaixa perfeitamente. Cadê a Chave e Canal Canalha são outros que eu não curto, mas admiro a Nilce pela qualidade (porém ainda acho “inútil”) e o Júlio por fazer tanta gente rir, porém eu continuo achando sem graça, com exceção de alguns vídeos da copa cirrose lá… Enfim, vc entendeu o que eu quis dizer. Abç e sucesso pra vcs!

  • Snap: Elit01

    Realmente é lamentável ver oque o youtube está se tornando,tirando o fato das tretas que parece que regem o youtube atual,eu sinto MUITA falta de 2012 quando era divertido produzir,o canal do Rik e de muitos outros amigos meus que produzem antes de mim são exemplos do descaso que a comunidade e o youtube em si tem com os produtores de conteúdo,você vê milhares ou até milhões de canais ótimos,que se preocupam com qualidade ou até mesmo os esforçados que tentam fazer um conteúdo daora sendo engolidos por canais que crescem absurdamente com conteúdos irrelevantes ou com tretas para atrair publico,eu me pego pensando se o publico do youtube atualmente quer conteúdo ou tretas e conteúdo vago :/

  • Snap: Elit01

    Realmente é lamentável ver oque o youtube está se tornando,tirando o fato das tretas que parece que regem o youtube atual,eu sinto MUITA falta de 2012 quando era divertido produzir,o canal do Rik e de muitos outros amigos meus que produzem antes de mim são exemplos do descaso que a comunidade e o youtube em si tem com os produtores de conteúdo,você vê milhares ou até milhões de canais ótimos,que se preocupam com qualidade ou até mesmo os esforçados que tentam fazer um conteúdo daora sendo engolidos por canais que crescem absurdamente com conteúdos irrelevantes ou com tretas para atrair publico,eu me pego pensando se o publico do youtube atualmente quer conteúdo ou tretas e conteúdo vago :/ eu obviamente não tenho o melhor canal e nem o mais produzido mas eu não acho justo ver a plataforma e seu publico regredindo desta maneira.

  • 15 anos? cara que bom que vc tem tempo para perder com youtube, só uma coisa, só cresce no youtube quem conhece o pessoal de cima, isso ou agora que ta na moda faz video de amoeba, ou menecraft, seja uma eterna criança fazendo gameplay, fora isso não vai ter reconhecimento, a não ser que chupe a rola de algum youtuber famoso, essa é a dica, de resto é resto, youtube é uma parada que da muito para poucos e os poucos que sobram ficam sonhando que um dia teram muito, igual ao pouco, youtube é como ser cantor e ator, precisa de ”talento”.

  • Youtube pra mim é uma brincadeira, de resto é só isso mesmo.

  • Bruno Armstrong

    Ótimo artigo e muito triste isso.
    As views sempre somem mesmo. Falou a grande verdade que os youtubers pequenos passam.

  • Emilio Junior

    Um ótimo artigo.. mas dizer que Porta dos fundo tem conteúdo bom.. é exagero.. já foi bom.. e muito bom.. mas hoje.. até rezendevil… ta melhor!!!!

  • leandrovallina

    Depois de vc escrever tudo isso e meter o pau e toda essa galera eu fiquei super curioso e entrei no seu canal… menos cara, menos

  • Lucas dos Santos

    Não sei o porquê, mas quando você citou os youtubers que estava criticando, senti uma onda de ódio vindo de você. Quer saber? Conteúdo é ABSOLUTAMENTE qualquer coisa, desde que não seja para ATACAR, DIFAMAR OU DENEGRIR a imagem de alguém. Baseado nisso, posso dizer que está certo sobre o Nando Moura, que cresceu falando mal de Deus e o mundo.

  • André Luis Sccp

    se citou nando moura, pra mim e o melhor canal do youtube é o do nando moura,o canal fatos desconhecidos tb é bom, tem outras coisas futeis no youtube que vc esqueceu o windersonnunes e outro lixo de canal, canal canalha nada contra o cidadão, mas acho tao sem graça o canal do cara, como que coisas sem graça e futeis tão fazendo sucesso hj em dia

  • Nando Moura na verdade é um evangélico conservador, e isso irrita muita gente (normalmente, trechos do que ele diz ME irritam). Mas, no mais, ele fala coisas que servem de contribuição ao debate sobre os assuntos. Nisso, é produtivo.

    Sinceramente? A maior parte dos youtubers de GRANDE SUCESSO faz videos que “seduzem” uma gurizada de 13, 14, 15 anos. É besteirol que não contribui em nada com nada. E é besteirol descartável, ainda por cima.

    Não consigo nem compreender… outro dia, havia um video na capa do meu Youtube, recomendado (pela voz do Além Google, não sei). Eram uns moleques que anunciavam que tinham comprado um drone e iriam botar ele a funcionar. Então, ficamos uns 10 minutos vendo a vida desses meninos bem abastados em um apê bonito, dizendo esdruxulices, e aí eles finalmente vão para a rua testar o tal drone. Um saco. Vi até o final para tentar compreender qual o apelo, não consegui. Mas tinha muitos views.

    Nando Moura é, no entanto, um grande malandro dos mecanismos de busca: a cada dois ou três videos dele, um tem o nome de algum youtuber mais famoso no próprio nome do video.

    • Acácia Sousa

      O Nando Moura não é evangélico. Ele diz que é cristão, apenas.

CURTA NOSSA PÁGINA!

ASSINE #FIXYOUTUBEBUGS!

PUBLICIDADE

SIGA A GENTE!

E-Consulters Web
Inline
Inline
Click to listen highlighted text!