Artigo de opinião YouTube Youtubers

O impeachment é bom ou ruim para os youtubers?

ESTE ARTIGO REFLETE APENAS A OPINIÃO DO AUTOR, E NÃO A DO SITE.


O impeachment da presidente Dilma Rousseff aconteceu. Desde o dia 31 de agosto de 2016 o Brasil ganhou um novo chefe de estado, o controverso Michel Temer. Agora a dúvida que não quer calar é: o impeachment é bom ou ruim para os youtubers brasileiros?

Claro, todo mundo tem sua opinião sobre o assunto. Alguns dizem ter sido um golpe, outros concordam com a cassação do mandato de Dilma, mas isso é irrelevante. As questões que levantarei nesse artigo são fatos! Coisas que, se o presidente atingir seus objetivos, acontecerão aos youtubers.

A ex-presidente Dilma Rousseff e o presidente Michel Temer. (Fonte: PontodeVistaOnline)
A ex-presidente Dilma Rousseff e o presidente Michel Temer. (Fonte: PontodeVistaOnline)

Logo no dia que assumiu, Temer fez um pronunciamento em que diz o que pretende realizar em seu curto mandato (você pode ver o vídeo clicando aqui). Primeiramente ele disse que fará vários cortes em serviços públicos, com o intuito de pagar as dívidas trilionárias que nosso país tem, assim, trazendo de volta a economia brasileira a um padrão médio/alto. Quando isso ocorrer, ele trará de volta aos poucos alguns dos serviços que ele cortou. Isso é um objetivo em longo prazo, ou seja, as coisas só melhorarão aos youtubers daqui dois anos. Uma dessas melhorias é o dólar, que poderá estar abaixo do preço atual. Mas como isso pode ajudar um produtor de conteúdo?

Com o dólar mais baixo muitos equipamentos que criadores de conteúdo usam estarão mais baratos, dessa maneira, caso você queira comprar um videogame, uma placa de captura, jogos eletrônicos, câmeras, microfones, iluminação e outras coisas que são usadas na produção de um vídeo, será mais fácil. Michel Temer é um político de direita (liberal), ou seja, ele provavelmente tentará privatizar empresas, facilitar a vida de um empresário e diminuir impostos. Com isso, se você quiser importar um produto, será muito mais simples, pois a probabilidade dele ser taxado diminuirá.

A GoPro Hero 4, uma câmera muito utilizada por youtubers. (Fonte: ExpertReviews)
GoPro Hero 4, uma câmera muito utilizada por youtubers. (Fonte: ExpertReviews)

Outra coisa que ajudará os youtubers é o aumento do CPM. Caso você seja leigo no assunto, o CPM é o tanto que um produtor de conteúdo ganha a cada mil acessos monetizados (Custo Por Mil). Por exemplo: se o CPM de um canal estiver em 1 dólar e ele fizer um vídeo que alcance 10 mil visualizações monetizadas, ele ganhará 10 dólares. Desde o final de 2014 o CPM vem caindo muito! Eu me recordo que no meu canal ele já chegou em 12 centavos de dólar. Isso ocorreu devido a crise brasileira e outros fatores, os quais não são o foco desse artigo. Com o preço do dólar subindo e a recessão se alastrando pelo Brasil, muitas empresas deixaram de anunciar no YouTube, e com a queda de anunciantes, menos a Google fatura e menos dinheiro vai aos produtores de conteúdo. Em 2012, youtubers com 100 mil inscritos já conseguiam viver da criação de vídeos, mas hoje em dia…a não ser que você faça uns 20 vídeos por dia. Isso é impossível.

Mas não é só de anúncios no AdSense que vive um produtor de conteúdo. Também existem os anúncios de empresas que entram em contato diretamente com o youtuber, para faça merchan de um determinado produto. Como dito anteriormente, com o dólar baixo, os anunciantes se sentirão mais motivados a anunciar junto com os influenciadores.

Guilherme Damiani, dono do canal Damianizando. (Fonte: YouTube)
Guilherme Damiani, dono do canal Damianizando. (Fonte: YouTube)

Muitos criadores de conteúdo criam empresas para seu canal. Exemplos disso são o Jovem Nerd, Damiani, Felipe Neto e outros. Caso Temer tente melhorar o empreendedorismo no Brasil, o que é bem possível, facilitará muito aos youtubers empreendedores. O fato de você transformar seu canal em uma empresa ajudará caso alguma outra empresa queira investir, fora do adsense, no seu negócio. Basicamente tornará mais fácil a administração de seu canal.

E para finalizar, os youtubers se sentirão mais motivados. Atualmente, muitos produtores de conteúdo desistem de criar vídeos pelo motivo de não conseguirem retorno financeiro. Com o CPM mais alto, empresas anunciando em seu canal e todos as outras coisas que eu falei nesse artigo, o produtor se sentirá impulsionado a produzir mais e mais vídeos, eventualmente, alcançando o sucesso.

Um videomaker produzindo conteúdo. (Fonte: RichardKhor)
Um videomaker produzindo conteúdo. (Fonte: RichardKhor)

Respondendo a pergunta do começo: SIM, de acordo com a minha opinião, o impeachment ajudará bastante os youtubers brasileiros. Porém, você não precisa concordar com nada do que eu disse neste artigo. Comente sua opinião ou acrescente coisas que você pensa faltar na lista, mas sempre com respeito e educação, sem xingar ou ofender. Peço que compartilhe este post em suas redes sociais! Isso ajudará muito a mim e ao site.

 

CURTA NOSSA PÁGINA!

ASSINE #FIXYOUTUBEBUGS!

PUBLICIDADE

SIGA A GENTE!

E-Consulters Web
Inline
Inline
Click to listen highlighted text!