O ano de 2018 parece ter começado com o pé esquerdo para o Youtuber Logal Paul, celebridade da Internet e influenciador de 15 milhões de pessoas no YouTube que já causou em 2017 (como quando perturbou vizinhos na região em que mora e o caso envolveu a polícia, ou depois de criar brigas falsas com seu irmão, Jake Paul, também Youtuber). Dessa vez, Logan postou um vídeo chocante que abalou a comunidade do site e outros influenciadores pela natureza mórbida e a forma como um assunto delicado foi tratado.

Logan Paul posta vídeo com vítima de suicídio em seu canal
Logan Alexander Paul, mais conhecido apenas como Logan Paul, possui 15 milhões de inscritos no YouTube

O vídeo em questão exibe cenas de um suicídio real em uma floresta japonesa chamada Aokigahara, local famoso pelo fenômeno de diversas pessoas que vão até a floresta com o objetivo de se suicidar. Segundo Logan, ele e seus amigos estavam na floresta gravando cenas para uma série de vlogs em que fazem viagens pelo Japão intitulado Tokyo Adventures (Aventuras em Tóquio), onde ele conta que foram até o local pela fama que a floresta tem de ser “mal assombrada”, quando se depararam com um cadáver recém enforcado em uma árvore. Após acharem o corpo, o vídeo mostra que o grupo – juntamente com um guia – chamou a polícia, apesar do vídeo não mostrar a chegada dos mesmos.

Logan Paul posta vídeo com vítima de suicídio em seu canal
Repostagem do vídeo com título original feita por outro usuário

Nada no vídeo aparenta ser falso. Desde a reação do grupo de amigos de Logan Paul até a vítima do enforcamento pendurado no galho de uma árvore, apesar de existirem acusações de que tudo pode ser fake. Mas ao contrário dessas alegações, o influenciador deixa claro diversas vezes ao longo do vídeo que a situação é real.

Postado no dia 1º de janeiro de 2018, o vlog foi deletado na madrugada do dia seguinte, 02 de janeiro, pelo próprio Youtuber, que começou a receber diversas críticas. Mesmo sendo totalmente contra as diretrizes da plataforma exibir qualquer imagem de suicídio e mortes reais ou mesmo fictícias de natureza graficamente muito brutais, Logan não se intimidou em publicar o vídeo, que tinha 15 minutos de duração, e as cenas do suicida foram colocadas quase que explicitamente.

Logan Paul posta vídeo com vítima de suicídio em seu canal
Logan Paul caminhando pela floresta Aokigahara, conhecida como “floresta do suicídio”, no Japão

Antes e depois dos momentos em que a vítima do suicídio aparece, Logan pode ser visto fazendo diversas piadas de forma bastante descontraída, alternando entre tons de humor e tons emocionais.

Por exemplo, Logan Paul comenta que suicídio é uma doença mental grave e pessoas que sofrem dela precisam procurar ajuda, mas brinca sobre o Monte Fuji não ser o local de onde a água Fiji é engarrafada dentro do mesmo vídeo, entre diversas outras brincadeiras que beiram o desrespeito com um assunto tão delicado.

Um link para o site da Fundação Estadunidense de Prevenção ao Suicídio também foi indexado na descrição para reforçar o sentimento do vídeo ser “educacional” ou “para levantar uma discussão”.

Logan Paul posta vídeo com vítima de suicídio em seu canal
Primeira reação de Logan e seus amigos ao encontrarem o cadáver

Traduzido, o título do vídeo original em questão é “Nós achamos um corpo na floresta dos suicidas no Japão…“. No começo do vlog, foi adicionado uma mensagem de aviso e recomendação a depressivos, ansiosos e outras pessoas com problemas desta natureza a procurarem ajuda, o que de forma alguma torna o vídeo elegível a ser postado no YouTube segundo o que dizem as diretrizes da plataforma.

Mesmo assim, o site não tomou nenhuma atitude removendo o vídeo do ar antes e o vlog só foi deletado por vontade do próprio Youtuber por causa de críticas negativas, apenas depois do vídeo já ter alcançado mais de 6 milhões de visualizações monetizadas.

Logan Paul posta vídeo com vítima de suicídio em seu canal
Reação de espanto sarcástico que esboça Logan Paul sobre a situação de encontrar uma vítima de suicídio na floresta

No Twitter, Facebook e comentários de outros vídeos recentes de Logan, a maioria das críticas de revolta se dão pela forma como a ocasião foi retratada; as piadas misturadas com o teor do assunto; a exposição da situação em forma de clickbait para angariar visualizações; e o desrespeito com a imagem e exposição da vítima do suicídio, seus familiares e amigos, visto que as cenas do suposto real enforcamento (novamente, confirmada como sendo uma situação verdadeira diversas vezes pelo próprio Youtuber) foram cobertas com um borrão de pouco encobrimento que quase não resguardam anonimato. E mesmo com maior censura ou até classificação apenas para maiores de idade, ressaltamos novamente que as diretrizes da plataformas deixam claro que tal vídeo não deveria ser postado na plataforma.

Logan Paul veio a pública algumas horas depois da ocasião onde deletou o vídeo pedir desculpas em seu Twitter. O Youtuber disse que nunca passou por uma situação de tanto criticismo como está passando agora, fala que não postou o vídeo por views e sim com o intuito de alertar sobre o problema do suicídio, diz ser difícil produzir um vídeo de 15 minutos todos os dias pelos últimos mais de 460 dias de sua vida e admite ter errado sem reconhecer o poder de influência que possui, além de dizer que isso não irá se repetir.

Logan Paul posta vídeo com vítima de suicídio em seu canal
Tweet publicado por Logan falando sobre a situação

ATENÇÃO: MATERIAL EM VÍDEO SENSÍVEL ABAIXO

O vídeo de Logan Paul foi repostado por outros usuários que o salvaram antes de ser deletado e você pode assisti-lo abaixo. Porém, as imagens a seguir contêm cenas fortes e que podem perturbar algumas pessoas. Fica a critério do leitor assisti-lo.

As cenas da vítima de suicídio aparecem a partir de 5 minutos e 30 segundos do vídeo abaixo.

O vídeo acima também pode ser deletado a qualquer momento pela equipe do YouTube ou pelo usuário da repostagem. Porém, extraímos fotos da vítima de suicídio exibida por Logan Paul em seu vídeo original antes de ser deletado. Novamente, alertamos que fica a critério do leitor continuar a rolagem da página para explicitamente visualizá-las.

ATENÇÃO: MATERIAL EM FOTOS SENSÍVEIS ABAIXO

Logan Paul posta vídeo com vítima de suicídio em seu canalLogan Paul posta vídeo com vítima de suicídio em seu canalLogan Paul posta vídeo com vítima de suicídio em seu canalLogan Paul posta vídeo com vítima de suicídio em seu canal

  • lucario hd

    putz logan paul vacilou