No início desta semana, o Canal Nostalgia publicou um vídeo visando a explicar a crise na Venezuela, mas acabou recebendo uma série de críticas. Várias pessoas relataram que o Felipe Castanhari omitiu informações e não revelou o real o problema do país latino-americano, a exemplo de Raphaël Lima – proprietário do Ideias Radicais -, o qual fez um vídeo ressaltando que o Canal Nostalgia errou ao dizer que o grande responsável pela crise na Venezuela é o preço do petróleo, e não a política socialista praticada pelo governo de Nicolás Maduro.

Castanhari reconheceu o erro e decidiu apagar o conteúdo, afirmando que realmente faltaram informações importantes acerca da ditadura bolivariana. O youtuber ainda elogiou Raphaël por ter feito um vídeo mais explicativo e sem ofendê-lo. O influenciador digital informou que não irá publicar outro conteúdo a respeito da crise na Venezuela, já que a resposta do Ideias Radicais foi suficiente para entender o que de fato acontece no país.

O pronunciamento de Felipe foi divulgado no Instagram e, algumas horas depois, no Facebook.

  • Thiago Silva

    O problema está não só nisso. Eu posso criar a história que quiser quando não apresento provas, quando há provas, não há nem como refutar. E aí está o orgulho e a queda de Castanhari.
    Pare pra pensar: Nesses videos históricos, ele possui hábito de divulgar suas fontes? Não.

    “-Mas não, ele tem uma equipe super competente, tem professores que auxiliam nisso.”
    É, mas de onde esses professores tiram essas idéias? De livros, de notícias.
    Tá, mas é o que a gente vê? Não, simplesmente ele “argumenta” usando o PDV dele sem qualquer embasamento. Sendo assim, aquilo vira apenas a opinião dele sobre o que pode estar causando os eventos na Venezuela

    Raphael, assim como Pirula, Átila, Filipe Figueiredo e outros mais do segmento, divulgam a fonte de conhecimento deles, não é algo partido da cabeça deles sem mais nem menos, são pessoas que sabem que seus conhecimentos sairiam rasos demais para caber num video só e estimulam seu público a caso esteja interessado que acesse link a link, leia livro seguido de livro que formule seu próprio compreendimento do problema, em outras palavras, estimulam o aprendizado não pelo que o Youtuber famosinho quer que você pense que seja, e sim pela busca contínua.

    E digo mais, duvido se o Raphael não tivesse upado esse vídeo no qual ele dá uma canetada no Narigudo que ele iria apagar o dele. Outra coisa, o átila e o Filipe quando erram eles admitem e publicam um video na mesma rede indicando a errata e dando créditos aos que o corrigiram, já esse aí, ignorou COMPLETAMENTE os usuários que o corrigiram no video e apenas se restringiu a creditar o Raphael, mostrando sim, que ele tem descaso com seu público quando não é pra massagear seu ego.

  • Alibaba

    Quem pensa um pouquinho só vai perceber que o Castanhari não deletou o vídeo por falta de informações, como ele alegou, mas sim por ter passado vergonha! TODO vídeo que ele fez abordando política e história ele falou merda em absolutamente todos os vídeos, mas só deletou esse que gerou mais polêmica! O engraçado foi ele pagando de fodão no twitter falando que contratou “especialistas” e chamando o povo que discordava de extremista….