O Facebook está cada vez mais dando valor a conteúdos de vídeo e live streaming. Recentemente, começou a priorizar esse tipo de mídia no feed. Agora, como forma de unir tudo, a empresa decidiu criar uma nova plataforma para vídeo, o “Watch”, que pretende concorrer com o Netflix e o YouTube.

A ideia já não é recente, e o Facebook já havia dado indícios disso há um longo do tempo. O objetivo é começar a atrair mais dinheiro de publicidades em vídeo que podem ser cobradas por um valor mais alto do que um banner ou algum post impulsionado.

O Watch mistura o Netflix com o YouTube e todos os conteúdos serão disponibilizados em todas as plataformas que possuem uma tela. Os programas poderão ser exibidos em formato de episódios, aleatoriamente ou ao vivo. A plataforma ainda contará com listas para ver conteúdo mais antigo.

Layout do Watch na versão para desktop.

O Watch vai contar com conteúdo original financiado pelo próprio Facebook, mas também pretende atrair criadores independentes, que atualmente publicam o seu material no YouTube. Para isso, a empresa irá contar com a possibilidade de monetizar vídeos. O Facebook ainda tem interesse em conseguir grandes parcerias para fortalecer o Watch, com transmissões de jogos da “Major League Baseball” e de outros esportes que vão garantir uma grande audiência.

Este é o aspecto do “Watch” em uma TV.

O serviço vai estar disponível dentro do próprio site ou pelo aplicativo do Facebook e será liberado inicialmente nos Estados Unidos e também para alguns produtores ao redor do mundo para começarem a criar conteúdo para a plataforma.


Você acha que o Watch será um forte concorrente do YouTube? Deixe a sua opinião no campo dos comentários.

Fonte: Newsroom