O YouTube Gaming havia implementado uma função onde usuários podem patrocinar criadores de forma mensal e recorrente. A função entrou em teste vários meses antes para canais selecionados – como o GameplayRJ no Brasil e vários outros ao redor do mundo – e parece que essa mesma funcionalidade está prestes a chegar no YouTube “padrão” em breve. Aparentemente o site de compartilhamento de vídeos da Google está testando esse recurso às cegas sem divulgar nada por enquanto.

A descoberta da ferramenta “patrocinar” aconteceu por acaso e chegou até nós da redação Universo Youtuber através de Augusto Cesar, que nos relatou ter encontrado casualmente um canal de vlogs no YouTube fora do nicho de games – portanto, fora do Gaming YouTube – com a mesma função ativa. Esse canal que está servindo como uma espécie de beta tester é o Los Polinesios, um canal de língua espanhola que recentemente alcançou 10 milhões de inscritos.

Exclusivo: função "patrocinador" chegará para canais fora do YouTube Gaming
Botão “patrocinar” não é encontrado em nenhum outro canal no momento com exceção de canais de games no YouTube Gaming, comprovando que a função será adicionada no YouTube padrão em breve

Como pode ser visto logo acima, o botão “patrocinar” – ou sponsor – fica ao lado do botão de inscrição que já estamos familiarizados. Ao clicar nele, aparecem as recompensas ou benefícios que o usuário patrocinador do canal receberá. Por padrão, uma das recompensas é um selo – ou badge – que fica ao lado do nome do inscrito nos comentários de qualquer vídeo e em lives, mostrando a todos que esse usuário dá suporte àquele canal. E além disso, o criador pode adicionar mais benefícios dados a seus patrocinadores.

Exclusivo: função "patrocinador" chegará para canais fora do YouTube Gaming
Custo do patrocínio será de R$ 7,99 ao mês e dará diversos benefícios aos patrocinadores

No caso do canal Los Polinesios, o criador estipulou que os inscritos que derem suporte, além do selo especial, vão receber como recompensa fotos e vídeos exclusivos de backstage que não serão publicados em nenhum outro lugar, e mais vídeos e lives diferenciados que aparentemente podem ser compartilhados apenas com esse público patrocinador de alguma maneira.

O custo definido pelo criador para se tornar patrocinador foi de R$ 7,99 Reais, mas não se sabe se esse é o valor padronizado para todos os canais quando a novidade for lançada ou cada canal poderá estipular pacotes ou valores que desejarem. Levando em conta o que ocorre hoje no Gaming YouTube, muito possivelmente esse preço será igual para todos. A mensagem também deixa claro que o pagamento será recorrente – isto é, de forma periódica mensal – e pode ser cancelado sem compromisso a qualquer momento.

Atualização: 14/01/18 – 21:30

Ainda foi descoberto um canal brasileiro que também apareceu recentemente com o mesmo botão de patrocínio. O canal WebTVBrasileira é um exemplo aqui do Brasil que está servindo de beta tester para o recurso à surdina e sem alarde tanto por parte dos criadores do canal quanto pela Google, como pode ser visto na imagem abaixo.

Exclusivo: função "patrocinador" chegará para canais fora do YouTube Gaming
Botão “patrocinar” abaixo de vídeo do canal WebTVBrasileira