Criar fontes identitárias é algo comum em empresas, otimizando a sua comunicação com os usuários. Com base nisso, a Google criou a YouTube Sans, uma nova tipografia do YouTube. Pensada para acompanhar a marca nos seus vários suportes, a fonte foi desenhada pela agência de branding “Saffron”, em conjunto com uma equipe de “User Experience” da plataforma.

A fonte fez sua estreia como papel de destaque no lançamento do YouTube TV. O serviço de televisão da gigante do Vale do Silício foi inteiramente criado com o uso dessa tipofrafia.

YouTube Sans é uma tipofrafia sem serifas que inclui, além de caracteres alfanuméricos normais, o botão de play do YouTube, que foi repaginado e transformado num glifo para que possa ser usado como qualquer outra letra ou símbolo.

[boombox_gif_video mp4=”http://universoyoutuber.com/wp-content/uploads/2017/05/592ca190e9fe0_youtubesans_05-1.mp4″ gif=”http://universoyoutuber.com/wp-content/uploads/2017/05/youtubesans_05-1.gif” jpg=”http://universoyoutuber.com/wp-content/uploads/2017/05/592ca190e9fe0_youtubesans_05-1.jpg”]

O botão de play foi a base de inspiração para os desenhos dos outros caracteres, sendo bastante notável nos ângulos do botão para o corte nas terminações das letras.

Além do estilo “Regular”, a YouTube Sans possui – também – versões em “Light”, “Bold”, “Negrito” e “Extranegrito”.

 

Fonte: Shifter