Fonte: The Guardian (Foto por Kevin Winter/Getty Images)
Dica

Dicas para ter um canal de sucesso

Quem nunca sonhou em ter um canal grande no YouTube que atire a primeira pedra. Alcançar esse objetivo não é fácil – e está ficando cada vez mais difícil. Nesse artigo eu irei listar algumas dicas para ter um canal de sucesso. Um spoiler: você precisa de muito tempo e dedicação para chegar lá.

 

1 – QUALIDADE

Fonte: WP Foto Vote
Fonte: WP Foto Vote

Acho que nós já estamos em 2016 (a não ser que eu tenha configurado errado minha T.A.R.D.I.S), então nada de vídeos com bordas pretas, baixa resolução, áudio com chiado, edição ruim, etc. Atualmente, um dos “requisitos” para ter um bom canal é produzir vídeo no mínimo em 720p, com a proporção 16:9 e, obviamente, ter um bom microfone. Mas espera aí…isso não significa que você precisa gastar milhares de reais nos melhores equipamentos – a não ser que você seja rico – que existem no mercado. É possível encontrar vários produtos com excelente custo-benefício, basta saber escolher.

Outros aspectos que estão relacionados à qualidade são a edição e o design do seu canal. Então, faça um banner legal, miniaturas boas e, principalmente, uma boa edição dos vídeos.

2 – CONTEÚDO

SEJA CRIATIVO! Hoje existem diversos canais que apenas copiam (ou quase copiam) o conteúdo de outros. Por exemplo, alguns youtubers grandes fazem aqueles vídeos de “TAG’s e desafios”, que muitas vezes são apelativos do tipo “DESAFIO SE JOGAR DO PRECIPÍCIO”, e isso acaba resultando em diversos outros youtubers produzindo vídeos praticamente com o mesmo conteúdo pois usam as mesmas músicas, as mesmas piadas, os mesmos desafios, e até o estilo da edição tende a ser parecido. Isso também acontece muito com gameplays e outros gêneros.

Pois bem, isso é muito ruim para a imagem do YouTube brasileiro e pode refletir negativamente no CPM (Custo Por Mil) devido a grande quantidade de pessoas produzindo a mesma coisa. Com isso, podemos concluir que falta criatividade na mente dos criadores de conteúdo.

Olha essa timeline no Premiere C4R$%*$ =O (Fonte: CreativeCOW)
Olha essa FUC*I#G timeline no Premiere C4R$%*$ =O (Fonte: CreativeCOW)

Um bom conteúdo é aquele que acrescenta algo ao público, aquele que diverte, que emociona, que trás conhecimento e informação, etc. Você pode se inspirar em outros youtubers mas não plagie eles. Lembre-se que os direitos autorais estão aí.

3 – FREQUÊNCIA

Você pode ter uma boa qualidade e conteúdo, mas a frequência com que você publica seus vídeos é um dos principais fatores que o YouTube usa para recomendar e ranquear seu canal. Atualmente, se você posta um vídeo por semana ou menos que isso significa que vai ser bem mais difícil de crescer. Além disso, ter e manter uma boa frequência irá fazer com que seu público não se esqueça de você. Por exemplo, se você publica apenas um vídeo por mês seus inscritos vão logo esquecer que você existe (ou quase isso).

Você também não precisa publicar 7 vídeos ou mais todos os dias para crescer. Conteúdo em excesso pode confundir seus inscritos.

Sei que muitos publicam poucos vídeos mas têm canais ótimos e merecem milhões de inscritos, porém o YouTube funciona como um mercado (no sentido capitalista) e você precisa se adaptar a ele, ir na direção do vento para conseguir um bom reconhecimento. Feliz ou infelizmente é assim que funciona as regras do jogo.

4 – REDES SOCIAIS

Fonte: CreatUR Agency
Fonte: CreatUR Agency

As formas de divulgação dos seus vídeos estão sempre relacionadas às redes sociais, que são de extrema importância na hora de se relacionar com o seu público. Contudo, você precisa ter pelo menos alguma outra mídia social além do YouTube para manter uma comunicação com seus inscritos. Nossas recomendações são: Twitter, Facebook e Snapchat.

TWITTER

O Twitter é conhecido por garantir uma interação rápida e muito dinâmica. Com ele você pode conferir quem deu like nos seus vídeos e responder com um tweet, curtir, quote ou retweet.

FACEBOOK

Seria um exagero falar que o Facebook tem 1,59 bilhão de usuários, mas é a mais pura verdade. Quase todos que utilizam a internet possuem um perfil no Facebook. Então não pense duas vezes antes de criar uma página por lá.

SNAPCHAT

No Snapchat você pode interagir com seu público através de imagens e vídeos de uma forma dinâmica. Quando você estiver produzindo algo para seu canal não se esqueça de mandar um “snap” para seus seguidores.

 

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR MAIS DICAS!

 

Lucas Anacleto

17 anos, CEO e idealizador desse extraordinário projeto dos deuses chamado Universo Youtuber e capitalista...sim, CA-PI-TA-LIS-TA! Tem algum problema?

  • Márcia Agenda Caprichada


    Olá poderia me ajudar em divulgar os meus videos

  • Dieile Fubá

    Ai sim ein hehe, essas dicas ajudam mt.
    Veja tbm esse video:

  • …e bons contatos. Não importa a qualidade do seu conteúdo se o público não te enxergar. Você pode ter um crescimento em velocidade de formiga ou mais rápido. Só seja verdadeiro com seus contatos. Quem é puxa-saco é facilmente detectado.
    .
    Claro que cada pessoa está disposta a fazer uma coisa diferente, mas não vejo ganho nenhum em se humilhar para pessoas que são iguais a você. Se quer ajuda de alguém, que seja uma ajuda espontânea, de um propósito real e válido. Conquiste seus contatos e seu público de forma verdadeira. Mesmo que precise de uma mãozinha, seja sempre verdadeiro com todos.

CURTA NOSSA PÁGINA!

ASSINE #FIXYOUTUBEBUGS!

PUBLICIDADE

SIGA A GENTE!

E-Consulters Web
Inline
Inline
Click to listen highlighted text!