O YouTube está lançando oficialmente um novo recurso para criadores. A ferramenta “Comunidades” chega à plataforma com o objetivo de ser mais um ponto de contato entre influenciadores e seus fãs, criando novas maneiras de conectar o youtuber ao seu público.

A partir de hoje, dentro dos canais, os usuários irão encontrar uma nova aba logo após “Playlists”. Substituindo a antiga área “Discussões”, entra em seu lugar a aba “Comunidades”, recurso que já vem sendo comparado com uma rede social dentro da plataforma e que facilitará o engajamento do criador com sua audiência, dando a possibilidade de publicar textos, fotos, GIFs, enquetes e mais, que poderão ser vistos dentro dessa área e até mesmo na “Home Feed” dos inscritos.

YouTube Comunidades
GIF: YouTube Creators Blog

Os visitantes poderão deixar “Gostei” ou “Não Gostei”, votar em pesquisas e comentar nos posts de seus criadores favoritos. Vale ressaltar que esta função já estava sendo testada em fase beta há mais de um ano com criadores selecionados, entre eles Anitta, Marshmello e Vidya. Além disso, uma nova lição na Academia de Criadores do YouTube foi lançada junto com a novidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Algumas das vantagens que a ferramenta vai trazer para a plataforma – de acordo com a Google – são: o criador terá um maior envolvimento diretamente com sua audiência; a possibilidade de mostrar o cotidiano nos bastidores de gravações; alcançar novos públicos com a divulgação de outros criadores parceiros, que podem fazer o mesmo em suas “Comunidades”; e melhorias na capacidade de descobertas, em que os fãs mais envolvidos e engajados vão receber os posts do influenciador na “Home Feed”, mesmo que não sejam inscritos no canal mas tenham demonstrado algum interesse, por exemplo, assistindo a diversos vídeos seguidos; entre outras.

YouTube Comunidades
GIF: YouTube Creators Blog

“STORIES” NO YOUTUBE?

Uma das novidades mais interessantes dentro da nova aba “Comunidades” e que deve ser implantada em breve são os “Reels”, que irão trazer o mesmo conceito da função “Stories”, amplamente conhecido pelos usuários de outras plataformas, como o Instagram e o Snapchat, mas focado e projetado especialmente para as necessidades dos youtubers.

A Google anunciou a novidade em seu blog para criadores do YouTube, mas deixou claro que a ferramenta não ficará disponível para todos os usuários, pelo menos não de imediato, uma vez que apenas canais com mais de 10 mil inscritos poderão usar o recurso e a liberação do mesmo está acontecendo gradualmente a partir de hoje (29/11).

 

Fonte: VEJA